quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

"A coisa tá ruça"... ou, "a coisa tá russa?"

Quem já não usou esta gíria: A coisa tá ruça! O negócio tá ruço!

Mas, como se escreve: ruço(a) ou russo(a)?

"Ruço" significa "pardacento"; mas na gíria é usado com o sentido figurado de "complicado, cheio de adversidades, de dificuldades; perigoso, apertado." (Dicionário Houaiss)


Exemplo: A situação ficou ruça depois que as empresas foram a leilão.


Portanto, se a coisa está complicada, pode escrever sem medo de errar: A situação está ruça!

"Russo" é relativo à Rússia: povo russo, seleção russa etc.

Ita est!
Prof. Zanon

Um comentário:

Minha foto
Sou um professor apaixonado pela educação, pela literatura, pela língua portuguesa e pela arte de escrever. Como tantos educadores, um idealista. Fascina-me a incomensurável capacidade de transformação do ser humano. Por que me ufano da minha profissão? Porque sei que quando leciono, não estou apenas passando conteúdos, mas também destruindo mitos, dogmas e raciocínios falaciosos que cerceiam a liberdade humana.