sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Avós, bisavós, trisavós, tetravós e nossas memórias fracas!

Aposto que você também pensa que o pai do seu bisavô é o seu tataravô, não é? Quase todos pensam assim. Mas na verdade, tataravô e tataravó são formas vulgares de tetravô e tetravó (do grego: tetra, quatro), que na verdade são os pais de nossos trisavós.

Na ordem ascendente, temos então:

AVÔ/AVÓ = Pai/mãe dos nossos pais
BISAVÔ/BISAVÓ = Pai/mãe dos nossos avós
TRISAVÔ/TRISAVÓ = Pai/mãe dos nossos bisavós
TETRAVÔ/TETRAVÓ = Pai/mãe dos nossos trisavós (Também chamados de tataravós)

Eu tive a felicidade de conhecer a minha bisavó paterna, que me mostrou uma foto do meu trisavô (pai dela). Já os meus tetravós (ou tataravós, se preferir) nunca soube nem os nomes. Como nossa memória é falha, não?! Justamente por isso é que confundimos.

Nossa memória alcança no máximo nossos trisavós, mas dificilmente nossos tetravós. Por isso puxamos o carinhoso tataravô ("tatá" ou "papá" é uma das primeiras palavras que os bebezinhos costumam balbuciar para chamar o pai) para o ascendente mais distante que conseguimos lembrar, o nosso trisavô.

Ita est!
Prof. Zanon

6 comentários:

  1. um, que interessante ?é muito bom saber




    obrigadAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAaAa?

    ResponderExcluir
  2. WANDERLEY - TX.SOARES PR09/11/10 03:33

    È MEU PAI ACHAVA QUE IA SER TATARAVÔ MAIS NO ENTANTO VAI SER TRISAVÔ - MUITO BOM PROFESSOR - OBRIGADO PELO EXCLARECIMENTO

    ResponderExcluir
  3. "Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos".

    CatsÔ, enfim uma frase de conteúdo
    Wagner Seeger.
    Aproveito para: Já que estão condenando Monteiro Lobato, em seu livro adotado Ministério da Educação e em se tratando de "Igualdades", O filme as Branquelas deve ser proibido de ser exibido aqui no (brasil, das minorias,dos sem teto,sem terra,sem memoria,sem educação e esta não faço referencia a Acadêmica etc.).

    ResponderExcluir
  4. E falando de memória fraca não fujo a regra, meu filho me perguntou, " Quem é e como se fala ou diz o Bisavô de nosso Avô " como sou pobre, filho unico, de filha unica e sempre tive que contar somente comigo mesmo não soube responder desta forma se alguem sabe e queira me informar fico grato.

    ResponderExcluir
  5. obrigada,Sandro! Isso caiu na minha apostila de quinta série,você me ajudou muito!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  6. a minha avô ja está em sua trisneta !!

    ResponderExcluir

Matérias mais antigas:

Minha foto
Sou um professor apaixonado pela educação, pela literatura, pela língua portuguesa e pela arte de escrever. Como tantos educadores, um idealista. Fascina-me a incomensurável capacidade de transformação do ser humano. Por que me ufano da minha profissão? Porque sei que quando leciono, não estou apenas passando conteúdos, mas também destruindo mitos, dogmas e raciocínios falaciosos que cerceiam a liberdade humana.